Transtornos >

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) tem como característica principal a presença de crises regulares de obsessões e compulsões. Compreende como obsessão os pensamentos, ideias e imagens que ocupam a pessoa de forma insistente, sem que ela queira.

Pessoas com o transtorno acreditam que se não agirem compulsivamente, algo terrível pode ocorrer. Porém, esses pensamentos obsessivos agravam à medida que os atos são realizados, se transformando em um obstáculo para a vida do paciente.

Imagem Transtorno Obsessivo Compulsivo

Geralmente, esses rituais são realizados nas áreas de limpeza, checagem, conferência, contagem, organização, simetria e colecionismo, podendo variar com o progresso da doença.

Há dois tipos de TOC: O Transtorno Obsessivo Compulsivo subclínico, cujas obsessões se repetem frequentemente, mas não atrapalham a vida da pessoa e o Transtorno Obsessivo Compulsivo propriamente dito, em que as manias persistem até a compulsão, que alivia a ansiedade.

As causas da doença não são bem esclarecidas, pois provavelmente é um problema multifatorial. Os fatores psicológicos e histórico familiar também podem ser motivações desse distúrbio.

O principal da doença são os pensamentos obsessivos que proporcionam a realização de um ritual de compulsão para tranquilizar a ansiedade.

É possível citar como exemplo do TOC a preocupação excessiva com limpeza e higiene pessoal, dificuldade para falar certas palavras, indecisão diante de situações por medo da escolha errada e os pensamentos relacionados a morte, acidentes ou doenças.