Transtorno de ansiedade generalizada

Preocupações excessivas, inquietação ou sensação de estar com os nervos a flor da pele, fadigabilidade, dificuldade em concentrar-se, irritabilidade, tensão muscular, perturbação do sono são critérios diagnósticos do transtorno de ansiedade generalizada. Muitos pacientes também se queixam de sintomas somáticos, como sudorese, náusea, diarreia, dores no peito, bem como de sintomas de excitabilidade autonômica aumentada: batimentos cardíacos acelerados, falta de ar e tonturas.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª edição, as características essenciais do transtorno de ansiedade generalizada são ansiedade e preocupação excessivas acerca de diversas situações. A intensidade, duração ou frequência da ansiedade e preocupação é desproporcional à realidade dos fatos. Os pacientes com tal transtorno relatam sofrimento subjetivo devido à preocupação constante e prejuízo relacionado ao funcionamento pessoal, social e profissional.

Imagem Transtorno de ansiedade generalizada

Ainda com base no DSM-5, cerca de 55 a 60% dos pacientes que são diagnosticados com o transtorno de ansiedade generalizada são do sexo feminino. Nas mulheres, a comorbidade está em grande parte relacionada a outros tipos de transtornos de ansiedade e a depressão unipolar, enquanto, no masculino, a comorbidade tem mais probabilidade de também se estender aos transtornos por uso de substâncias.

As causas para se desenvolver o transtorno são múltiplas, e podem ser de ordem temperamentais, ambientais, genéticas, fisiológicas e/ou culturais. O tratamento adequado pode contar com uma equipe multiprofissional: psiquiatras para o melhor manejo medicamentoso, psicólogos a fim de que os pacientes identifiquem as causas dos sintomas e muitas vezes educadores físicos, uma vez que atividade física age diretamente nos mecanismos fisiológicos do indivíduo e estimula produção do hormônio ligado a sensação de bem-estar.

Érica Maria Marciano Soares Daschevi