Especialidades >
Psiquiatria
A Psiquiatria é uma especialidade médica relativamente recente e uma das áreas da medicina com maior crescimento nos últimos tempos. Tem como principal objetivo o bem-estar psíquico com alívio do sofrimento e melhora na qualidade de vida. Isso se dá por meio da prevenção, do diagnóstico correto, do tratamento e da reabilitação neurocognitiva, mantendo a abordagem do ser humano em sua totalidade.
Entende-se hoje que os transtornos mentais resultam da complexa interação de processos biológicos, psicológicos, ambientais e genéticos e envolvem inúmeras alterações de substâncias químicas produzidas pelos neurônios (neurotransmissores) e de redes neurais, sendo necessária intervenção farmacológica e psicoterápica como formas de tratamento e restabelecimento dessas disfunções. Acredita-se que possibilidade de marcadores biológicos para confirmação diagnóstica, além de pesquisas em neuroimagem, sejam um grande avanço no tratamento dos transtornos mentais.
Infelizmente, ainda há muita desinformação e preconceito a respeito da figura do psiquiatra e dos transtornos mentais, que muitas vezes são entendidos não como doença, mas como escolhas. Sendo assim, o portador de doença mental sente-se constrangido e repleto de culpa pela doença, o que dificulta ainda mais a busca pelo tratamento precoce – que muitas vezes melhora o prognóstico da doença.
A função da Psiquiatria enquanto entidade médica, é desmistificar tais conceitos, trabalhar com família e comunidade, tratar essas doenças da melhor forma para que tenhamos avanços no diagnóstico e tratamento, além do acolhimento necessário e essencial aos pacientes.